quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Retorno de Irma Vap


Por Larissa Bastos*

O filme de 2006 é adaptado de "O Mistério de Irma Vap" (The Mistery of Irma Vap), o texto mais popular da dramaturgia de Charles Ludlam que é o pilar deste  longa de Carla Camurati. Tanto a peça (que também é mencionada no filme) quanto o filme trazem Marco Nanini e Ney Latorraca como protagonistas, que se revezam em papéis femininos e masculinos, com atuações excelentes e hilárias. No teatro, a peça passou 11 anos em cartaz, registrada no Guiness Book como a peça de maior tempo em cartaz, mantendo o mesmo elenco.
Marcos Caruso vive Otávio Gomes, que no filme é um dos produtores da montagem original e, junto com Luiz Alberto, o Lula (Leandro Hassum), filho de seu parceiro, pretendem remontar a peça para o teatro. A maior dificuldade é conseguir falar com Tony Albuquerque (interpretado por Marco Nanini), um dos atores da primeira montagem, e que viveu Irma Vap nos palcos. Ele é mantido enclausurado e dominado por sua irmã Cleide, professora rabugenta de piano,  também interpretada por Nanini. 
Para solucionar a questão, Lula e Otávio convidam Darci Lopes (Ney Latorraca), outro ator da peça, agora, um artista esquecido e decadente, para ser o diretor da volta de Irma Vap aos teatros, que será interpretada por atores jovens: Leonardo Aguiar (Thiago Fragoso) e Henrique D’Ávilla (Fernando Caruso). Já que Tony detém os direitos autorais da peça, é uma questão de necessidade que eles cheguem até ele, porém a irmã Cleide, em vez de permitir a aproximação, falsifica a assinatura do irmão e vende os direitos de reprodução do texto.
Dentro deste enredo, há atuações espetaculares e engraçadíssimas, com destaque para Nanini e Latorraca, com personagens que remetem a  "Para Wong Foo, Obrigada por Tudo" de um modo mais ranzinza, porém não menos divertido.


*Larissa é blogueira e crítica de cinema no BLOG TENHO MAIS IRONIA QUE AMIGOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário