segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cine Clube Foto homenageia Saramago em Junho


Neste mês de junho a programação do Cine Clube Foto passará por diversas épocas, histórias, personagens, lugares e gêneros. Todas as segundas-feiras, sempre gratuitamente, às 19h30, exibiremos filmes e documentários de diretores brasileiros, além de uma homenagem ao escritor José Saramago - falecido em 18 de junho do ano passado - nos dias 13 e 20.

Para abrir o mês, no dia 6, teremos um filme nacional de 1967, de Glauber Rocha: “Terra em Transe”. Na fictícia República de Eldorado, Paulo Martins é um jornalista idealista e poeta ligado ao político e tecnocrata Porfírio Diaz e sua amante, a meretriz Silvia, com quem também tem um caso. Quando Porfírio se elege senador, Paulo vai para a província de Alecrim, onde conhece a ativista Sara. Juntos eles resolvem apoiar o vereador populista Felipe Vieira para governador na tentativa de lançarem um novo líder político, que guie a mudança da situação de miséria e injustiça que assola o país. No elenco Jardel Filho, Glauce Rocha, José Lewgoy, Paulo Autran, Paulo Gracindo, Francisco Milani, Hugo Carvana, Jofre Soares e Danuza Leão.

No dia 13, exibiremos um filme inspirado no livro homônimo de José Saramago: “Ensaio Sobre a Cegueira”. Produzido pelo Brasil, Japão e Canadá, o filme é dirigido por Fernando Meirelles, com a atriz Alice Braga. Outros grandes atores como Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal também estão no elenco. Uma inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade e as pessoas passam a enxergar tudo branco. A doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas.

Ainda em homenagem a Saramago, no dia 20 exibiremos o documentário “Janela da Alma”, que conta com a participação do escritor. Dirigido por João Jardim e Walter Carvalho, o filme mostra depoimentos de dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual. Da miopia discreta à cegueira total, os convidados contam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. Eles fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão, como o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e a importância das emoções como elemento transformador da realidade – será que ela é a mesma para todos?

Na última segunda-feira, dia 27, teremos mais um documentário: “O Profeta das Cores”, dirigido por Leopoldo Nunes. O filme conta, através de depoimentos, a história de Antonio da Silva Nascimento, que passou a vida em orfanatos, reformatórios, prisões e manicômios, ganhando a liberdade aos 42 anos de idade. Após uma reclusão de 17 anos no Manicômio Judiciário de Franco da Rocha, ele vai morar nas ruas, sob pontes e catando papelão. Antonio descobre então a pintura e intitula-se o Profeta das Cores. Logo torna-se unanimidade de público e crítica, exorcizando a consciência histórica da civilização em seus golpes coloridos contra telas e muros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário