quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cada um Vive Como Quer

Por Igor Chiesse*
 

   Neste filme clássico dos distantes anos 70 , Jack Nicholson interpreta um papel um tanto quando diferente em sua trajetória. Nicholson rouba a cena vivendo o papel de Robert Eroica Dupea , um pianista que constantemente muda de estilo de vida , por se cansar das questões do rotineiras da sociedade. Um talentoso pianista, que bruscamente decide abandonar o seu talento e ir em busca de aventuras pessoais , sempre com muita farra e mulheres ao seu redor. O personagem tem um tom de constante aventureiro, pois raramente se encontra fixo em algum lugar. 
   De pianista até operário, uma mudança brusca ao estilo de vida de Robert Eroica Dupea  ( Jack Nicholson ). Robert só resolve voltar a sua casa para poder ver o pai, que estava visivelmente doente. A temática do filme envolve temas da contracultura americana, no auge dos anos 70 aonde os movimentos de liberdade pensamento, expressão foram devidamente expostos ao mundo. Esta temática pode influenciar os que puderem conferir o ótimo trabalho do diretor Bob Rafelson com o ator Jack Nicholson, vivendo aquele que é um dos papéis de maior expressão do ator. Robert Eroica Dupea ( Nicholson ) , tem uma namorada um tanto quanto descontraída e agitada , Rayette Dipesto (Karen Black), é a sua namorada, uma mulher muito bonita porém com pouquíssima inteligência para os demais.Mais do que um simples agitador , um homem em constantes aventuras , no decorrer do filme o personagem concentra-se em uma amor não correspondido , é totalmente fisgado pela presença da jovem  Catherine Van Ost (Susan Anspach), uma exuberante mulher que o faz pensar e refletir algumas questões da vida , tal como o verdadeiro amor e o sentimentalismo sincero que jamais o fizera pensar assim como antes.
   O filme foi o 1º longa metragem produzido pelo diretor  Bob Rafelson em parceria com o ator Jack Nicholson, os demais foram: O Dia dos Loucos (1972), a (1981) e O Cão de Guarda (1992) e sangue e vinho (1997). A brilhante atuação de Jack Nicholson, lhe rendeu 1 indicação ao Oscar de melhor ator. Quem não viu, não pode deixar de conferir este ótimo trabalho, uma verdadeira aula de atuação do ator Jack Nicholson. 

 

Título Original: Five Easy Pieces
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 94 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1970




*Publicitário, cartunista e escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário