quarta-feira, 11 de maio de 2011

Conta Comigo

*Bruno Vicente


A filmografia de Rob Reiner não é muito extensa, porém tem filmes consideráveis, como Harry & Sally, Antes de Partir e essa excepcional e poética obra.
Baseado no conto The Body (O Corpo) do mestre do terror Stephen King, Conta Comigo é semi-autobiográfico, e é uma ode à infância tal como ela é e o agridoce rito de passagem para a juventude. Conta a história de quatro garotos, no interior do estado do Oregon, que passam o verão de 1959 juntos, aproveitando os dias para se divertir e ocupar o tempo livre. Um deles descobre um cadáver, e os outros resolvem acompanhá-lo a fim de saberem a aparência de um corpo putrefato. É aí que se inicia a jornada deles, onde cruzarão estradas e trilhas a fim de ver o corpo, se expondo muitas vezes a riscos, inclusive de morte. A descoberta do corpo é pouco perto da descoberta do valor da amizade e da vida, e nesta caminhada confrontarão a si mesmos (quem não se lembra da tragicômica cena da aflição do garoto pelas sanguessugas em suas “partes baixas”?).
 O final, nada feliz, nos faz pensar em nossa própria vida: nossos rumos, escolhas, as injustiças da vida, os acontecimentos inevitáveis e a perda da inocência. A história do elenco é um exemplo disso: enquanto uns faleceram ou foram mandados ao limbo (as promessas River Phoenix e Corey Feldman, e o veterano Richard Dreyfuss), outros saltaram para o estrelato (Kiefer Sutherland, John Cusack – quase um figurante aqui), nada diferente do que ocorre com o protagonista Gordie e seus companheiros.
Sobretudo, uma bela história sobre as coisas que realmente importam nesta vida.

*Crítico de Cinema do Jornal Volta Cultural

Um comentário:

  1. Filme muito bom que marcou a infância de muita gente na Sessão da Tarde. Adorei o texto. Tava aqui olhando agora que fim levaram os personagens e fiquei surpresa em saber que o gordinho é o Jerry O'Connell! Um filme que as crianças de hoje deveriam assistir pois mostra os valores de amizade e coragem, perdidos na infância atual.

    ResponderExcluir